Você sabe o que é incontinência urinária?
- Carolina Castro

- 22 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária da urina. Estima-se que mais de 8 milhões de brasileiros tenham incontinência urinária, problema que pode acometer homens e mulheres de todas as idades, raças e níveis sociais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os fatores de risco para incontinência urinária são idade, obesidade, tabagismo, diabetes mellitus, infecção urinária, gravidez e parto, histerectomia (retirada do útero), cirurgias pélvicas, menopausa, doenças neurológicas (AVC, alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson), estilo de vida, comprometimento dos músculos responsáveis pela continência, tosse crônica, constipação intestinal, etc.

Existem dois tipos principais de Incontinência urinária, a incontinência por esforço e por urgência.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É a perda de urina durante exercícios físicos, ao tossir, espirrar, dar risada, ao levantar peso, etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existem dois tipos de incontinência de esforço:
▪️ Hipermobilidade - ocorre quando os músculos do assoalho pélvico não conseguem mais sustentar adequadamente a uretra. Isso pode causar perda urinária quando ocorre pressão para baixo.
▪️ Deficiência intrínseca do esfíncter- refere-se ao enfraquecimento dos músculos do esfíncter uretral ou do mecanismo de fechamento. Como consequência, o esfíncter não funciona normalmente causando a perda urinária.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma das formas de tratamento é a fisioterapia que visa a melhora da função muscular do assoalho pélvico e pode ser realizada com diversas técnicas terapêuticas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caracteriza-se pela vontade súbita de urinar com perda de urina antes de chegar ao banheiro. Essa modalidade de incontinência urinária pode acometer ambos os sexos e todas as faixas etárias. Ocorre quando o músculo da bexiga se contrai em momentos inadequados, mesmo com a bexiga "pouco cheia", caracterizando o que se chama síndrome da bexiga hiperativa ou hiperatividade detrusora (diagnosticada por exame).
O tratamento envolve a melhora das funções do assoalho pélvico e terapia comportamental!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando existem sintomas de incontinência urinária aos esforços e também de urgência, utiliza-se o termo incontinência urinária mista.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A incontinência urinária tem tratamento! Conte comigo!




Comentários